terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aparecida - A Consagração com a Mãe Peregrina dos Escoteiros

    No dia 18 de abril de 2010, o Grupo Escoteiro Padre Aleixo 323 foi para um sorteio para decidir que grupo ficaria com a Mãe Peregrina dos Escoteiros. 
    Nosso Grupo oi o escolhido, dentre mais de 50 grupos, para cuidar da mesma durante um ano.
    Mas, como será que esse sorteio funciona? O que ocorre antes, durante e após o sorteio. 
    Bem, eu conversei com a chefe Ederlita e pedi algumas informações sobre esse evento que reúne tantos grupos de escoteiros. No dia do evento podemos encontrar todos os tipos de escoteiros e de todos os lugares. Escoteiros do ar, do mar, do Rio de Janeiro, Interior, Minas Gerais, e por aí vai. 

    Ficou curioso(a)? E aí, vamos saber um pouco mais sobre evento?

    O evento é realizado sempre no terceiro domingo de abril. Para abrir o evento é feita uma missa chamada "Missa das Nove", onde os velhos lobos (os integrantes mais velhos dos grupos) participam ativamente da mesma. Após a missa  é feito o que se chama de "Grande Caracol". Que, nada mais é, que um enorme espiral feito com todos os grupos presentes. Após isso, normalmente, os grupos se separam para poderem ir á feirinha ou ao parque de diversões que há lá.
    O reencontro acontece na hora do sorteio. O sorteio funciona da seguinte forma: cada grupo pega um número, o número é sorteado e o grupo com o número escolhido é consagrado com a imagem, e a mesma só voltará para Aparecida no terceiro domingo de abril do ano seguinte, quando será feito um novo sorteio.
    Na volta para casa, dentro do ônibus do Grupo Padre Aleixo 323 é comum a troca de presentes (mais ou menos como um amigo secreto) entre os integrantes do grupo, onde eles trocam lembrancinhas de Aparecida.

    Você sabia?

    Já houve casos de grupos que passaram dois ou mais anos consecutivos com a Imagem ( o que é uma grande honra).
     Esse já é o sétimo ano não-consecutivo que o Grupo Padre Aleixo 323 é consagrado com a imagem.

SEMPRE ALERTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário